terça-feira, 31 de julho de 2012

Pra quê desenhar?


Depois de muitos anos ilustrando, chego a conclusão que ilustrar(desenhar a grosso modo) é uma terapia extremamente funcional. Gosto de ilustrar por tantos motivos que seria injustiça citar algumas delas. Mas penso que quando desenho sinto uma certa liberdade que não tenho em minha profissão(professor), e para falar a verdade, creio que nenhuma profissão no mundo dá a liberdade da ilustração. Desenhar é algo subliminar, passa mensagens que boa parte das pessoas nem percebe, outras, acreditam estarem entendendo, e já outras ainda, têm certeza que o criador quis dizer o que não disse mas pensou...Entendeu? Nem eu.
Enfim, quando ilustro saio da minha vida pacata(não que eu não goste dela) para entrar num universo sem paralelos, cheio de monstros Lovecraftinianos ou heróis com capas vermelhas e belas heroínas. Desenhar me faz sentir como uma espécie de "Deus", não o cristão, do tipo cartunesco mesmo, no estilo ODIN. Desenhar é uma terapia sem igual, ao menos pra mim, que nas páginas brancas de minhas folhas crio um universo multicultural cheios de personagens que me agradam, e isso já basta, pra mim!
Gostaria que mais pessoas curtissem desenhar, acho que o mundo seria mais interessante, inclusive, imagino que a própria internet seria mais atraente, com sites super ilustrados, cheios de gráficos e desenhos multicoloridos, criando cenários deliciosos para a mente e os olhos. Mas infelizmente isso é uma utopia, afinal, o mundo não é feito de cartunistas, o mundo não é feito de nanquim e guache...Que pena, mas ao menos tenho uma chance de descarregar minhas energias onde a maioria da humanidade nunca terá: Nos meus desenhos.
E viva Jack "King" Kirby....


Nenhum comentário:

Postar um comentário