sábado, 29 de setembro de 2012

Reconheça sete sinais inusitados para problemas cardíacos



Que tal aproveitar este Dia Mundial do Coração (29/09) para proteger a sua saúde cardíaca? Se ele falhar, todo o resto imediatamente sentirá as consequências. Por isso o coração é o órgão mais nobre do corpo humano. Ele manda sangue para os tecidos do organismo, nutrindo, oxigenando e permitindo o bom funcionamento de todos eles. Mas os deslizes do dia a dia, mesmo que você nem perceba, geram uma sobrecarga ao coração e ele pode sentir as consequências do esforço em excesso. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por, aproximadamente, 30% dos óbitos no Brasil, o que as torna a primeira causa de morte entre a população brasileira. Alguns fatores de risco como hereditariedade, doenças crônicas (obesidade, tabagismo) e maus hábitos, como sedentarismo e uma alimentação rica em gordura, favorecem as doenças do coração. Mas muita gente pensa que os sintomas de um problema cardíaco se resumem a dor no peito e falta de ar. Pelo contrário, uma lista de sinais inusitados pode indicar que algo não vem com o seu coração. Veja quais são eles:

Inchaço nas pernas e pés

"O enfraquecimento do músculo do coração, causado por uma insuficiência cardíaca, pode gerar o inchaço, principalmente nas pernas e nos pés", explica o cardiologista José Luiz Ferreira dos Santos, diretor de coordenação de Pesquisa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). O retorno de sangue das pernas e pés é dificultado pela gravidade, por isso esses membros costumam ser os mais acometidos. "O inchaço acontece porque o coração perde a força necessária para bombear o sangue adequadamente, o que acaba gerando a retenção de líquido", conta o especialista. Entretanto outras doenças como a insuficiência hepática, síndrome nefrótica (perda de proteína pelos rins), também podem causar inchaço.

Xantelasmas

Xantelasmas são depósitos de colesterol que aparecem com maior frequência nas pálpebras. O cardiologista José Luiz explica que essas pequenas bolsas amareladas podem estar associadas com anormalidades no metabolismo das gorduras, que acabam sendo depositadas na pele e na parede arterial. Assim, caso você tenha xantelasma, checar as taxas de colesterol é fundamental. "Níveis aumentados de colesterol são importante fator de risco para a doença das artérias do coração, chamadas de coronárias", explica.

Calvície

O cardiologista José Luiz Ferreira explica que já existem algumas publicações que relacionam a calvície com o risco cardíaco. A pesquisa de maior repercussão foi publicada em 2000 no periódico The Archives of Internal Medicine. O estudo analisou homens que estavam entre as idades de 40 e 84 anos de idade, seguindo-os por um período de 11 anos. Os homens portadores de calvície do tipo coroa (perda de cabelo no topo da cabeça) tinham risco de infarto maior e proporcional à evolução da calvície, ou seja quanto maior a progressão da calvície maior o risco para problemas nas artérias coronárias (os responsáveis por infartos). Mas o especialista afirma que é preciso cautela ao relacionar calvície e doença do coração, já que existem outros fatores que podem estar associados à perda de cabelo, como a própria genética.


Gengivite

Alguns estudos têm sugerido que a doença periodontal pode causar inflamação em todo o organismo, relacionando-se com o aparecimento daaterosclerose, o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos. "Porém, no momento, a consideração a ser feita é que alguém descuidado com sua saúde bucal, provavelmente também se descuida da sua saúde no geral", explica José Luiz. "A presença de fatores de risco como obesidade, alteração do colesterol, diabetes, pressão alta, sedentarismo e tabagismo, acabam por causar uma doença cardíaca".

Fazer mais xixi do que o normal durante a noite

Quem sofre com insuficiência cardíaca, cirrose ou qualquer outra doença que cause inchaço nas pernas, pode apresentar aumento da vontade de urinar a noite. "Isso acontece porque, ao se deitarem, a tendência é que o líquido em excesso nas pernas retorne ao sangue e esse excesso de água seja então eliminado pelos rins", explica José Luiz Ferreira. O cardiologista Luiz Castanho, do Spa Sorocaba, lembra que o aumento da frequência da micção também pode estar relacionado a problemas na próstata, desordens metabólicas - como diabetes - e até mesmo ao uso de medicação diurética.

Ganho de peso injustificado

"Os indivíduos portadores de cardiopatias graves - como a insuficiência cardíaca - sofrem retenção líquida, pois seus corações não conseguem manter o bombeamento de sangue adequado", explica o cardiologista Luiz Castanho, do Spa Sorocaba. Essa deficiência do músculo cardíaco dificulta a chegada normal do volume de sangue a ser filtrado pelos rins, o que causa o acúmulo de líquidos no corpo e, consequentemente o ganho de peso. Uma das maneiras de acompanhamento da doença para esses pacientes é a pesagem diária.

Tosse noturna

"O aparecimento de tosse no período noturno ocorre porque, se o coração não trabalhar direito, na posição horizontal, que tomamos ao nos deitar, haverá um aumento do retorno de sangue para os pulmões, o que aumenta a congestão pulmonar e estimula a tosse", explica o cardiologista José Luiz. Entretanto, não é só o coração que pode causar a tosse: alterações pulmonares, refluxo gastroesofágico e outras doenças também podem causar tosse.






terça-feira, 25 de setembro de 2012

Teste de JÓ



Se me perguntassem qual deve ser a maior dor do mundo, não teria dúvidas, a morte de um filho! Não ouso nem mesmo pensar em tal possibilidade sem antes, do meu jeito, pedir a Deus que isso nunca me ocorra. Conheço amigos, parentes e conhecidos que passaram por esse teste de "Jó", e acreditem, ninguém sai ileso dessa história.
Muitas perguntas passam nas cabeças dos pais que perderam seus filhos: Por que Deus fez isso comigo? Por que ele? Por que não fui eu?
Não tenho respostas para tamanha catástrofe em vida, e fico imaginando se na morte teremos alguma explicação, mas em minhas concepções religiosas imagino que toda dor do mundo deve ser aplacada quando nos encontrarmos novamente, na hora certa, e abraços fraternais dissiparem as dores da falta de respostas em vida. Fico imaginando o encontro de pais e filhos separados pela dor da morte. Deve ser emocionante e reconfortante tal visão.
Longe de mim tentar explicar os motivos divinos de tanta dor em vida, mas tenho certeza que Deus, em sua onisciente interpretação dessa breve passagem, sabe o que faz. Cabe a nós a dor do sofrimento e a compreensão de que em algum tempo ( o dele )nos encontraremos e ficaremos lado a lado numa espiritualidade maior. Não é fácil tal tarefa, tenho certeza, mas também acredito que Deus em sua majestosa sapiência sabe o que faz. Apenas não entendemos no momento que ocorre. 
Que Deus ilumine a todos que tiveram seus entes queridos tirados fora do "nosso" tempo e que a força e coragem necessária esteja em seus corações. Que Deus lhes dê forças para tal desafio. Abraços e fé em seus corações!!!

domingo, 9 de setembro de 2012

Coragem, meu nome é "Dorothy Counts".




Muitos foram os heróis da "História", mas nenhum deles me impressionou tanto quanto uma menina negra de 15 anos, a primeira menina negra no colégio Harding, em Charlotte, sul dos EUA. Ela sim, heroína e acima de tudo: Corajosa!!!
Quem de nós, adultos, conseguiria enfrentar um colégio inteiro que nos queriam fora de suas dependências? Dorothy enfrentou, de cabeça erguida, por cinco dias. E só desistiu quando sua família passou a ser ameaçada também!
Heróis são assim, desafiam a tudo e a todos por ideais de justiça e dignidade. E para provar  que frases de efeito às vezes estão erradas como " A voz de Deus é a voz do povo", dessa vez, foi o contrário, Deus estava ao lado de uma única garota, negra, digna e com caráter superior a turba que a seguia. Ela perdoou a todos, mas apenas alguns pediram desculpas em sua vida! Mas heróis são assim mesmo, não querem desculpas, querem justiça e isso, sem sombras de dúvidas, ela conseguiu: BARACK OBAMA é o presidente americano, ou seja, também presidente dos filhos de seu carrascos. 

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A indignação dos "Réus"



Em suas memórias póstumas, diria Che Guevara: Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros.
Frase de efeito e me serviu plenamente essa semana, quando fui reclamar em um órgão municipal a mudança repentina de uma data previamente agendada(mais de um mês) de um espaço público. Qual não foi nossa surpresa quando o culpado(ou réu...Rsrsrsrs) ficou mais indignado que nós, os prejudicados ( ou requerentes...Rsrsrsrs). O "Réu" não se desculpou adequadamente, ao contrário, disse que estava fazendo um favor a nós, ou seja, emprestando um ambiente que deveria ser usado pela sociedade(nós) que paga impostos, inclusive o salário do réu, disse que estava, digamos, fazendo um favor. É a velha confusão do privado e público, onde um pequeno grupo apossa-se do patrimônio público como se estivessem eles próprios comprado tais patrimônios. Claro que reclamamos, mas saímos com um certo desconforto, pois a postura cínica e a falta de "onde reclamar" adequadamente pareceu inútil nossa ação. Ao menos fizemos o que achavamos certo, reclamamos oficialmente nossa indignação.
Nessas eleições devemos ter ciência total de nossos atos e escolhas, senão, vamos perdurar essas falhas sociais em pról de uma parcela da sociedade que sempre é "réu", mas fica cobrando como "requerente". Chega disso, precisamos mudar...E a hora é agora: As Urnas!