sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A indignação dos "Réus"



Em suas memórias póstumas, diria Che Guevara: Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros.
Frase de efeito e me serviu plenamente essa semana, quando fui reclamar em um órgão municipal a mudança repentina de uma data previamente agendada(mais de um mês) de um espaço público. Qual não foi nossa surpresa quando o culpado(ou réu...Rsrsrsrs) ficou mais indignado que nós, os prejudicados ( ou requerentes...Rsrsrsrs). O "Réu" não se desculpou adequadamente, ao contrário, disse que estava fazendo um favor a nós, ou seja, emprestando um ambiente que deveria ser usado pela sociedade(nós) que paga impostos, inclusive o salário do réu, disse que estava, digamos, fazendo um favor. É a velha confusão do privado e público, onde um pequeno grupo apossa-se do patrimônio público como se estivessem eles próprios comprado tais patrimônios. Claro que reclamamos, mas saímos com um certo desconforto, pois a postura cínica e a falta de "onde reclamar" adequadamente pareceu inútil nossa ação. Ao menos fizemos o que achavamos certo, reclamamos oficialmente nossa indignação.
Nessas eleições devemos ter ciência total de nossos atos e escolhas, senão, vamos perdurar essas falhas sociais em pról de uma parcela da sociedade que sempre é "réu", mas fica cobrando como "requerente". Chega disso, precisamos mudar...E a hora é agora: As Urnas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário