terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dignidade acima de tudo!!!




Eu tive muita sorte nessa vida, sempre houve uma "alma" caridosa que substituía minha falecida mãe(a perdi com 10 anos) com conselhos de vida e dignidade. Uma dessas pessoas foi a mãe de meu melhor amigo de infância, que por motivos óbvios, não citarei seu nome aqui. Num dos momentos mais difíceis de minha vida essa mulher, que já tinha seus próprios problemas, me aconselhou: Passe tudo com dignidade e honestidade!
Muitos conselhos recebi em minha vida, mas jamais de valor tão significativo como os dela, passar a vida de forma digna e sempre, mas sempre mesmo, agindo com honestidade! É assim que pauto meu caminho, minha breve jornada nessa vida, pensando em como educar meus filhos para esse pensamento e, às vezes, sou bombardeado por pessoas que agem e declaram exatamente o contrário. Mas creio que Deus sempre coloca as pessoas certas em nossas trilhas, até mesmo nossos "pequenos carrascos", que nos agridem sutilmente talvez não para nos incentivar a desistir, mas para nos fortalecer em nossas trajetórias como guerreiros educacionais.
Como educador, sempre acreditei que mais importante que o conhecimento acadêmico é a nossa capacidade humana de sermos "humanos", e nesse contexto ensino alguns critérios de dignidade e honestidade que acredito, de verdade, estar contribuindo para um cidadão mais completo numa sociedade cada vez mais doente socialmente. Me assusta quando "pais" não concordam com essa visão, ao contrário, educam para o consumo e apego a conceitos equivocados. Não vou mudar o mundo, é verdade, mas vou mudar meu mundo, acredito que possa ficar melhor para que meus filhos orgulhem-se de dizer que acreditaram em seu velho pai. Seu pai professor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário