sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ED WOOD...O PIOR E MAIS GENIAL DIRETOR DE CINEMA!


Tenho um pouco de vergonha em dizer isso: Assisti hoje o filme Ed Wood, de Tim Burton!
Vergonha por ter esperado tanto tempo para assistir a esse belo exemplo de cinema entretenimento. A abertura da peça teatral dirigida por Ed(Johnny Deep) é genial, dantescamente kafikaniana! Inclusive o fato de estar em preto e branco, a película colabora para a nostalgia "Trash" do filme, que as vezes lembra em muito aqueles filmes "Z" da década de 30.  O encontro com Bela Lugosi(Martin Landau) é fantástico, nada mais apropriado que Lugosi deitado em um caixão, símbolo máximo de seu eterno personagem Drácula, que  inclusive nos remete a uma poesia cinematográfica que já não existe mais, os filmes clássicos de terror!
Ha um momento em que Ed e Lugosi estão juntos assistindo a um programa de terror, com uma locutora sex vampira, então, Bela começa a fazer gestos de "hipnotismos" em direção a TV, logo imitado por Ed que pergunta como ele faz aquilo com as mãos, e sua resposta: Tem que ter boas articulações e ser Húngaro...Totalmente hilário.
Triste ver também o fim de carreira do mito Lugosi, mas ao mesmo tempo é reconfortante ver que Ed viu um sopro de esperança naquele velho ator, que outrora assustou o mundo com seu olhar vampiresco. Acompanhamos os últimos dias de Lugosi, cada vez mais debilitado, quase em seu verdadeiro fim!
Ed Wood é uma aula de cinema, e apesar do conceito trash não se engane, há momentos únicos lá, como a conversa da personagem secretária que deveria ser a principal atriz com a principal que deveria ser a secretária. Não entendeu, é que só assistindo mesmo!

Valeu cada minuto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário